Santa Catarina: as concessionárias e o setor privado do Saneamento Básico
- rmszpak0
- 10 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Deputados e lideranças de entidades participaram de reunão na Fiesc liderada pelo presidente da federação, Mario Cezar de Aguiar (Foto: Felipe Scotti)
Muito se tem dito em relação ao tema da discussão sobre conceder à iniciativa privada o direito de operar o sistema, mas infelizmente, ainda, o viés político se sobrepõe às questões técnicas que de fato deveriam ser analisadas.O estado de Santa Catarina tem um dos maiores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, crescendo 4 vezes mais em atividade econômica em relação à média dos estados brasileiros, e ainda assim, vive uma triste realidade quando se trata de cobertura de esgotamento sanitário.
Ocupando a 19ª posição do ranking de cobertura de esgotamento sanitário do país, segundo dados do Instituto Trata Brasil, Santa Catarina está entre as maiores rendas per capita do Brasil, o que torna esta questão do saneamento um paradoxo vexatório. A área de saneamento foi, durante décadas, negligenciada, vista sob um estigma nada edificante de que “obra enterrada não dá voto”.
No atual modelo, mais preocupado em manter base eleitoral e usar as companhias públicas para angariar votos e apoio à reeleição, foi apresentado no fim do ano passado um projeto que retirava, na prática, a autonomia dos municípios catarinenses de legislarem sobre água e esgoto. O que representa um retrocesso no direito dos municípios é também u
m desrespeito ao direito de liberdade de escolha.
Por bem, a sociedade catarinense se uniu, e com o apoio de parte dos deputados estaduais, foi possível impedir o avanço deste projeto que devolveria à concessionária o poder de decidir os rumos do saneamento no estado.
Leia mais sobre esta questão e a participação da Hidropak na Agenda da Água 2025 da Federação das Indútrias de Santa Catarina (FIESC) no link: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/estela-benetti/sc-segue-com-o-desafio-de-investir-cerca-de-r-20-bilhoes-em-saneamento-ate-2033



Comentários