Legado da COP 30: A Grande Expansão do Saneamento Básico em Belém
- rmszpak0
- 10 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Foto: Rafael Medelima | COP 30 Brasil Amazônia - Belém 2025
O governo do Pará entregou recentemente a mais uma grande etapa do chamado “legado da COP 30”: a macrodrenagem do Tucunduba. Concluída no final de julho, além da requalificação dos canais da Travessa Vileta e da Passagem José Leal Martins, a obra trouxe consigo a ampliação da estrutura de saneamento básico e distribuição de água tratada para regiões próximas, junto de um maior controle de alagamentos da cidade. Segundo o jornal Metrópoles, o número de beneficiados por estas expansões chega a 300 mil pessoas.
Em depoimento ao mesmo jornal, o governador Helder Barbalho afirmou: “Um dos grandes legados da COP 30 é transformar Belém e melhorar a qualidade de vida da população. Estamos falando de obras de saneamento que vão acabar com alagamentos em bairros vulneráveis, espaços culturais e de inovação que vão reposicionar a cidade no mapa e fortalecer a Amazônia, além da geração de milhares de empregos diretos e indiretos”
Estas grandes renovações de Belém, que chegam a R$ 4,5 bilhões em investimentos, incluem ainda o saneamento de 13 canais inseridos nas bacias hidrográficas que atravessam a capital paraense, incluindo Una, Murutucu e Tamandaré, além de Tucunduba - “um marco para a saúde pública e um salto para a melhor qualidade de vida", conforme o portal de notícias Agência Pará.
A Agência Pará também ressalta outro cenário positivo para o saneamento da região, reflexo da COP 30: até a data da convenção, serão implantados mais 55,5 km de rede de esgotamento sanitário, o que possibilitará a inclusão de mais de 10 mil domicílios à rede, todos também relacionados às bacias hidrográficas mencionadas anteriormente.
A COP é a Conferência das Partes (ou “Conference of Parts” em inglês), e faz parte da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC ou UNFCCC, na sigla em inglês) da ONU. Em novembro deste ano, sua 30ª edição será sediada em Belém e terá foco especial na Amazônia.



Comentários